ja852.jpgFim de ano. Hora de descansar, viajar e aproveitar merecidos dias de folga. Nos momentos que antecedem a viagem, a empolgação é tão grande que, às vezes, não se presta atenção aos cuidados necessários com o automóvel e com a maneira de conduzí-lo.

Antes de viajar o primeiro cuidado é levar o veículo para fazer uma revisão preventiva, de preferência nas oficinas de concessionários, que contam com equipes de profissionais treinados na própria fábrica e com equipamentos e ferramental modernos para a execução de qualquer tipo de serviço.

Caso o veículo já tenha passado pela revisão e se a próxima ainda está distante, certos cuidados devem ser observados antes de se partir para a viagem. O nível de água do reservatório do motor, da bateria e do limpador/lavador do pára-brisa e vigia traseira precisa ser verificado. O óleo do motor, do câmbio, assim como o fluido de freio também devem ser conferidos. Correias e mangueiras têm que passar por inspeção. Os pneus merecem atenção especial. Pneus gastos devem ser trocados. Carros com muita carga exigem maior pressão, conforme as instruções do manual do proprietário. O estepe não pode ser esquecido. Verifique seu estado e pressão.

A acomodação de bagagens e passageiros é importante. Distribua o peso de maneira a não desequilibrar o veículo. Evite colocar pessoas ou bagagens muito pesadas em um mesmo lado. Caso tenha que levar bagagem no teto, procure fazer um volume baixo para não comprometer o centro de gravidade do veículo. Ao colocar a bagagem no porta-malas é muito importante distribuir os volumes de maneira que os de maior peso sejam acomodados mais para o fundo e na posição central. Desta forma evita-se pressão desequilibrada sobre as rodas ou sobre a traseira do veículo, o que diminui a estabilidade, uma vez que o excesso de peso na parte posterior faz as rodas da frente perderem a aderência.

As condições dos amortecedores, pastilhas e lonas de freio, assim como das buchas da suspensão precisam ser checadas, já que garantem estabilidade e segurança ao veículo, principalmente quando carregado.

Lembre-se que documentos em ordem são imprescindíveis. Carteira de habilitação, carteira de identidade, documento de propriedade do veículo, além do seguro obrigatório e IPVA devem estar sempre à mão e em dia. Se esquecer os documentos, pode passar por aborrecimentos. (BN)