ja595.jpgApós apresentar o Mini Traveller há exatamente 45 anos versão alongada lançada em setembro de 1960, a Mini mostra ao público, no Salão de Frankfurt (Alemanha), que será encerrado no próximo domingo, dia 25, o protótipo Mini Concept Frankfurt.

Com o protótipo Countryman, a Mini recupera um ícone da sua história. Apesar de o novo conceito trazer características estéticas semelhantes às encontradas na versão Morris Minor Traveller, o modelo vem com algumas interessantes inovações estruturais e tecnológicas, que privilegiam bastante o conforto.

E, segundo informações da montadora, a principal delas está no sistema de abertura das portas, que se deslocam paralelamente as laterais, o que facilita o acesso interno ao veículo.

ja593.jpgOutro destaque fica por conta da grande área envidraçada, além da possibilidade de abertura integral das janelas laterais, que se prolongam até os assentos traseiros. O recurso garante sensação semelhante à de estar a bordo de um cupê ou, até mesmo, de um conversível.

Com o aumento da distância entreeixos, o espaço interno também foi aprimorado. Graças a grande distância entreeixos se tem fácil acesso aos assentos traseiros. E a ausência de console central entre os assentos traseiros também permite maior conforto aos passageiros. O teto solar cobre quase a totalidade do teto. Outro ponto interessante fica por conta do espaço satisfatório do porta-malas, que traz também sistema inovador de abertura. Sua porta simetricamente dividida em duas, facilita o acesso ao espaço destinado às bagagens.

ja594.jpgOs bancos traseiros ainda podem ser rebaixados totalmente, configurando um assoalho plano desde a extremidade traseira até o encosto dos assentos dianteiros, aumentando bastante o espaço para bagagem. Internamente, além de detalhes em alumínio, o carro traz bancos de couro branco, que combinam harmoniosamente com a cor externa. O velocímetro permaneceu centralizado no painel, característica que permite a visualização por todos os ocupantes.

Apesar do ?concept car? da Mini ser apresentado com o nome Countryman, a designação da versão de produção deverá ser Clubman ou Traveller. O Mini Concept exposto em Frankfurt tem uma cor prateada que brilha quando está exposto a luz.