Em outubro será a vez de desembarcar no Brasil o novo Audi RS5, modelo que será apresentado pela montadora alemã no Salão do Automóvel de São Paulo.

O cupê esportivo com motor V-8 4,2 litros, de 450 cv de potência, é econômico e muito eficiente: o veículo percorre 9,2 km com 1 litro de combustível.

Outro destaque do esportivo cupê da Audi é o diferencial central da tração quattro, aliado ao câmbio S tronic de sete marchas. Com capacidade de respostas instantâneas, o motor acelera o cupê de 1.725 kg de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h, mas que pode ser aumentada para 280 km/h caso seja solicitado à Audi.

Na traseira, o defletor na tampa do porta-malas é acionado automaticamente a velocidade de 120 km/h e retrai a 80 km/h. Sua transmissão de sete marchas S tronic de série conta com sistema de dupla embreagem que consiste de duas caixas “subsidiárias”, ambas constantemente ativas, mas apenas uma conectada em tempo integral ao motor.

Com este sistema, as marchas são utilizadas alternadamente via suas respectivas embreagens, de modo instantâneo, suave e praticamente imperceptível. A transmissão pode ser opera-da de maneira totalmente automática ou o motorista pode efetuar trocas manualmente pela inovadora alavanca seletora ou por borboletas atrás do volante.

Integrada ao sistema Drive Select, a transmissão do Audi RS5 permite ao motorista utilizar o modo automático em três diferentes opções: auto, conforto e dinâmica, variando o prolongamento das acelerações em cada uma das marchas.

Com o uso do programa de controle de arrancada, o câmbio S Tronic garante acelerações com total potência e um mínimo de deslizamento de rodas. Como todos os modelos RS, o RS 5 vem equipado com a tração permanente quattro.

No interior, o modelo traz bancos esportivos com laterais pronunciadas e apoios de cabeça integrados de série, com ajustes elétricos e revestidos numa combinação de couro e Alcantara.

Como opcional, a Audi oferece bancos tipo concha e encostos dobráveis ou bancos climatizados de luxo. O volante tem aro esportivo e é revestido em couro perfurado. Os instrumentos são de fundo preto e caracteres brancos.

Quando a ignição é ligada, os ponteiros vermelhos sobem e descem rapidamente. O sistema de informações inclui cronômetro para registrar tempos de volta e medidor de temperatura de óleo. Tudo isso poderá ser conferido durante o Salão Internacional do Automóvel, em outubro, no Anhembi, em São Paulo.