ja731.jpgTrês meses após ter sido apresentado ao público no Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, o novo Mercedes-Benz Classe S 2006 chega ao Brasil, em duas versões: S 500 e S 500 estendida.

A apresentação do modelo aconteceu no Museu Brasileiro de Escultura (MuBE), em São Paulo.

O lançamento da linha 2006 do sedã de luxo ocorre semanas após a chegada do compacto Classe A e do utilitário esportivo Classe M. O novo Classe S conta com o novo motor V8, recentemente desenvolvido pela marca.

De acordo com a montadora, ele gera até 26% mais desempenho e 15% mais torque que o antigo propulsor. A nova unidade de oito cilindros desenvolve 388 cavalos de potência e 54 kgfm de torque a partir de 2.800 rpm. Este motor faz o S 500 acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,4 segundos. Como equipamento de série, o propulsor é combinado com a transmissão automática de sete marchas 7G-Tronic.

ja732.jpgA nova suspensão pneumática Airmatic é outra novidade. Basta tocar num botão e o motorista pode escolher entre uma configuração voltada para o conforto ou outra mais esportiva. Acima dos 120 km/h e em modo esportivo, a suspensão é automaticamente rebaixada em até 2 centímetros para melhorar a aerodinâmica e reduzir o consumo de combustível.

O modelo tem duas versões de comprimento de carroceria – 5,07 metros e 5,20 m – que representam 3,3 centímetros e 4,3 cm, respectivamente, a mais que a versão anterior. A distância entre eixos foi aumentada em 7 cm e 8 cm para 3,03 m e 3,16 m, respectivamente. A carroçaria também é 1,6 cm mais larga e 2,9 cm mais alta do que antes. Por dentro, os espaços para ombros e braços aumentaram em até 3,9 cm, enquanto a altura interna melhorou novamente em até 5 cm.

ja733.jpgNa versão alongada, os ocupantes dos bancos traseiros passam a contar com mais conforto. O sistema de frenagem Adaptative Brake (freio adaptativo), desenvolvido recentemente, tem funções adicionais que ajudam o motorista em trajetos íngremes e otimizar a frenagem em piso molhado. A distância entre os assentos cresceu 1 cm e os joelhos dispõem de mais espaço para o encosto dos bancos dianteiros.

A capacidade do porta-malas aumentou 60 litros e agora abriga 560 litros. O novo sedã de luxo ainda traz novidades nos assentos, suspensão, sistema de som e entretenimento. O preço público sugerido é de R$ 575.000 para a S 500 e R$ 593 mil para a versão alongada.