Como grandes atrações, a Ford apresentou ao público, no Salão de Genebra, a linha completa do novo Mondeo e o novo C-MAX, veículo multiuso de cinco lugares. Ambos serão lançados nos próximos meses no mercado europeu. A mostra incluiu também as versões atualizadas do Galaxy e do S-MAX, eleito o Carro do Ano 2007 na Europa.

O novo Mondeo fez uma pré-exibição no filme Cassino Royale, do agente 007, e agora é revelado em todas as suas versões, com carrocerias de quatro e cinco portas e perua. Ele traz o novo visual Kinetic da Ford, com linha de cintura alta, arcos de rodas proeminentes e capô musculoso, e oferece diversas opções de motores. São duas versões a diesel, de 1,8 e 2,0 litros, com 100 cv a 140 cv, e transmissão manual de cinco ou seis velocidades.

Seus motores a gasolina incluem as versões de 1,6 e 2,0 litros – com 110 a 145 cv e transmissão manual de cinco velocidades -, um 2,3 litros com 161 cv e o novo 2,5 litros de cinco cilindros e 220 cv, estes últimos com transmissão automática de seis velocidades.

Entre outras inovações tecnológicas, o novo Mondeo oferece abertura e partida do carro sem a chave, monitor de dados no painel, controle automático de velocidade adaptativo com alerta de distância e sistema de monitoração da pressão dos pneus. Seu sistema de assistência de arranque em subidas mantém o freio acionado por dois segundos e meio quando o motorista move o pé para o pedal do acelerador, evitando que o veículo se desloque para trás.

Ford C-MAX

O novo Ford C-MAX é um veículo multiuso (MAV) de cinco lugares que se junta ao S-MAX, de sete lugares, para formar a família MAX da Ford. À venda na Europa a partir de abril, ele também segue o estilo Kinetic e vem com o exclusivo sistema flexível de bancos "Comfort" que permite variar as configurações dos bancos para otimizar o aproveitamento do espaço interno.

Como novidades, o carro traz faróis direcionais com lâmpadas bi-xenon, que mudam o feixe luminoso de acordo com o ângulo da direção e a velocidade do veículo, lanternas traseiras compostas por LEDs, espelhos retrovisores recolhíveis, teto panorâmico de vidro e tomada para conexão de tocadores de MP3 no console central. A alavanca do freio de mão também tem um formato inovador, em "Z", mais compacto e de acionamento vertical.

O Ford C-MAX oferece os motores a gasolina Duratec de 1,6 litros, 1,8 litros e 2,0 litros – de 100 cv a 145 cv – além da versão "flexfuel" de 1,8 litro, que funciona com gasolina ou etanol a 85% (E85). Ele tem ainda quatro motores a diesel com 1,6 litro, 1,8 litro e 2,0 litros, de 90 cv a 136 cv. A linha é equipada com transmissões manuais de cinco ou seis velocidades, ou automática de quatro velocidades.