O que chamou mais atenção no estande da sul-coreana Kia Motors no Salão de Paris não foi o carro conceito elétrico Pop.

Apesar de o modelo ser um dos destaques do evento, o carro que mereceu observações do público foi o sedã Optima que, aliás, estará no Salão de São Paulo, ainda este mês, e será lançado no mercado brasileiro em 2011.

No ano que vem, ele também estreará na Europa. Pelo que se viu em Paris, a nova geração do antigo Magentis dará dor de cabeça aos concorrentes Ford Fusion e Hyundai Azera.

O modelo possui acabamento primoroso, teto solar panorâmico, espaço confortável para cinco pessoas, além de linhas elegantes e modernas. De acordo com o vice-presidente de marketing da Kia Motors Europa, Benny Oeyen, a grande aposta da montadora se concentra nos sedãs médios, tipo de carro considerado como sedã grande no Brasil. A Kia aposta que o segmento vá crescer 23% nos próximos três anos em todo o mundo, o que representa 5,3 milhões de unidades em 2013.

Design

“Usando uma plataforma e uma carroceria totalmente novas, nosso sedã representa o nosso próximo nível de revolução em design”, destacou Oeyen. Por isso, o grande investimento no visual do carro, que de coreano não tem nada.

O modelo foi desenhado por equipes em Frankfurt, na Alemanha, e Irvine, na Califórnia. E seu “design” inclui grande frontal de malha única, nova frente e para-choques traseiro, saias laterais esculpidas, novo “spoiler” traseiro, luzes diurnas e lanternas em LED e rodas de liga leve. O carro ganhou ainda amortecedores de alta performance.

Na Europa, o modelo estará disponível em duas opções de motores, uma 2.0 a gasolina de 170 cavalos de potência e, outra, 1.7 a diesel, que desenvolve 136 cv. Após o lançamento, deverá estrear ainda uma versão a diesel turbinada de 160 cv de potência.

O modelo será importado da fábrica sul-coreana de Hwasung. Para o mercado chinês, onde estreará também no ano que vem, será produzido localmente.
O carro foi lançado na Coréia do Sul, em maio deste ano. Vamos vê-lo de perto no Salão do Automóvel no Parque Anhembi em São Paulo.