ja531.jpgA Audi apresentou, na terça-feira, no Rio de Janeiro, a nova geração de sedãs e Avant A4, automóveis com tecnologia superior e design incitante. Destaque para a grande grade dianteira de forma trapezoidal, como no A6, limitada por exclusivos conjuntos ópticos e amplas entradas de ar no pára-choques envolvente. Também são novas as linhas laterais, que correm limpas e sem detalhes supérfluos, desde a frente arredondada até a traseira aerodinamicamente perfeita.

A família A4 chega às concessionárias em fevereiro, com preços de R$ 159. 500,00 para o 1.8T, R$ 180.200,00 para o 1.8T Exclusive R$ 245.300,00 para o 3.0, modelos que trazem esportividade e um novo conceito de sofisticação ao segmento Premium dos carros de tamanho médio. A qualidade dos materiais, os equipamentos e o acabamento interior são comparáveis aos de automóveis de classe superior.

ja533.jpgTecnologia de extremo requinte está presente em todas as áreas e componentes do veículo. A começar pelos motores potentes e econômicos, a transmissão multitronic de velocidade continuamente variável, o programa eletrônico de oitava geração que controla a estabilidade do carro, o sensor de luz e chuva que liga automaticamente faróis e limpadores sempre que necessário e o sistema de proteção para os ocupantes, que inclui airbags duplos frontais e laterais para motorista e passageiro da frente e airbags para cabeça, tanto à frente como atrás.

ja5310.jpgUma atenção especial, com soluções pioneiras de engenharia, design e ergonomia, foi dada à posição do condutor para aumentar o conforto e o prazer de dirigir. No 3.0, por exemplo, o banco tem ajustes elétricos com memória e, em todos os carros da família A4, ele pode escolher a temperatura do ar condicionado, independentemente dos outros ocupantes do automóvel.

Design

A grade trapezoidal do radiador e os novos conjuntos ópticos dão aparência imponente ao A4. Deliberadamente, o estilo da dianteira adota elementos de design do Nuvolari Quattro Coupé Study, identificando o modelo à família, como o A6: a nova geração Audi.

A influência do Nuvolari repete-se na traseira, com as lanternas que enfatizam as linhas horizontais do corpo do veículo. Nas laterais, a aparência musculosa proporcionada pelo desenho arredondado dos pára-lamas e dos montantes das portas soma-se à linha de cintura que sobe em direção à traseira e completa o visual esportivo do carro. Em relação ao modelo anterior, o novo sedã A4 cresceu 38 mm no comprimento, enquanto a Avant aumentou 41 mm. Entretanto, suas linhas alongadas dão a impressão de que é ainda maior.

No interior da cabine de passageiros, o emprego predominante de acabamentos com linhas horizontais ajudou a criar um ambiente elegante e espaçoso. Esse recurso, já empregado na versão anterior, pode ser observado na grande faixa de alumínio ou madeira – que atravessa o painel de instrumentos e avança nas portas e nos largos gomos que enfeitam assento e encosto dos bancos.

A engenharia da Audi também teve a preocupação de conservar a tradicional ergonomia dos modelos A4, que garante pleno controle do automóvel pelo motorista. Diante do volante com a grade trapezoidal estilizada no centro, ele visualiza todo o conjunto de instrumentos, que traz o computador de bordo entre o velocímetro e o conta-giros. À esquerda, no painel, o motorista acessa os comandos das luzes e, na porta, os dos espelhos e vidros elétricos. À direita, no console, estão os controles do rádio e do ar-condicionado automático digital Climatronic, capaz de produzir temperaturas diferentes para o motorista e o passageiro da frente. No assoalho, a alavanca do câmbio Multitronic.

Suspensão

A suspensão estruturada de alumínio, com quatro pontos de fixação no chassi, four-link na dianteira e trapezoidal-link atrás, recebeu vários melhoramentos e novos componentes, para melhorar ainda mais a segurança ativa do carro e aumentar o prazer de dirigir. Os amortecedores, por exemplo, são iguais do A6, enquanto alguns elementos da suspensão traseira e as barras do eixo dianteiro originaram-se do S4. Esses aperfeiçoamentos respondem pela agilidade,

a precisão e a excelente estabilidade em curvas, além de total neutralidade em pisos irregulares e um invejável conforto de marcha.

A alta rigidez da carroceria também contribui para o rodar seguro e macio do A4 em qualquer tipo de piso. Em conjunto com a suspensão, ela diminui vibrações e movimentos indesejáveis e contribui para manter a estabilidade direcional durante frenagens em terreno irregular, principalmente se for preciso reduzir rapidamente a velocidade.

ja534.jpg