ja811.jpgA Peugeot do Brasil promoveu uma ação pioneira, que revolucionou o segmento dos carros compactos para marcar o lançamento do novo motor Peugeot 1.4 Flex. Desde janeiro deste ano, a versão de entrada, Sensation, antes disponível com motor 1.0, passou a ser comercializada com o novo motor brasileiro 1.4 Flex e sem qualquer alteração de preço.

Ou seja, a Peugeot comercializa o novo 206 1.4 Sensation Flex a partir de R$ 25.990,00,

o mesmo preço cobrado na internet para a versão anterior equipada com motor 1.0. Além de oferecer todas as vantagens do novo motor 1.4 Flex, a Peugeot passou a oferecer toda a linha 206 com 100% de motores Flex, uma vez que a motorização 1.6 Flex vem sendo disponibilizada desde abril de 2005.

ja812.jpgCom isso, o Peugeot 206 Sensation 1.4 Flex é agora o primeiro veículo do segmento a vir equipado com motor mais potente, mais econômico e flexível. Suas linhas continuam atraentes, marcadas pelas duas entradas de ar sob o capô.

A leve reestilização feita em 2004 mantém o visual como argumento de venda. Em seu interior, um conjunto harmonioso. Bom espaço interno que se destaca pela tonalidade mais escura nos revestimentos.

ja813.jpgOs comandos estão bem ao alcance do motorista. É bom lembrar que ninguém faz milagre e o Peugeot 206 1.4 Flex não conta com ar-condicionado, direção hidráulica ou trio elétrico. Com esses itens opcionais, o preço do carro deve subir para R$ 33.200,00.

O avanço na configuração da versão Sensation deixa a relação custo X benefício do modelo ainda melhor, por oferecer um maior volume de equipamentos de série em sua categoria, permitir que o cliente economize na hora da compra do combustível, além de ser mais potente que as antigas versões 1.0 e 1.4 do mercado, uma vez que vem equipado com um novo motor que gera até 82 CV de força e torque de 12,6 kgf/m, quando abastecido exclusivamente com álcool.

ja821.jpg?Estamos adotando uma política firme de valorização do cliente. Assim, a Peugeot optou por transferir integralmente todas as vantagens do motor 1.4 Flex na versão de entrada, sem nenhum acréscimo no preço final para o consumidor. Teremos toda a linha 206 com motores 100% Flex e a satisfação de entregar aos nossos clientes um carro ainda melhor pelo mesmo preço da antiga versão 1.0?, declarou Marcos Ramos, diretor da Le Lac/Le Parc, revenda Peugeot em Curitiba. (BN)

OLHO CLÍNICO

ja822.jpg?A estratégia de oferecer em sua versão de entrada um carro 1.4 Flex com o preço de carro 1.0 reforça uma das grandes características da Peugeot, que é a de disponibilizar produtos mais equipados do que seus concorrentes, valorizando cada vez mais a opção de compra de nossos clientes. Isso significa tornar possível o sonho do carro zero a partir de uma motorização 1.4 e com tecnologia flex.

O motor 1.4 Flex que equipa a versão Sensation é a mais recente inovação da montadora para a família 206 e resultado de um trabalho de pesquisa e desenvolvimento dos engenheiros da fábrica brasileira do Grupo PSA Peugeot Citroën, em parceria com fornecedores nacionais de componentes e equipamentos.?

ja823.jpgAs inovações incorporadas ao modelo resultaram num motor mais forte, potente e econômico. Em números, esse motor pode render até 80 CV a 5.250 rpm quando abastecido com gasolina e até 82 CV a 5.250 rpm quando abastecido com álcool e um torque máximo de 12,6 mkgf a 3.250 rpm, obtido com qualquer um dos combustíveis. Ou seja, o novo 206 1.4 Flex oferece 17% a mais de potência e 32% a mais de torque em comparação com a antiga versão equipada com motor 1.0. Sua partida a frio é acionada automaticamente quando a temperatura ambiente está abaixo de 14 ºC e mistura de combustível indica 80% de álcool no tanque.

O banco do motorista do 206 Sensation 1.4 Flex é confortável, permitindo boa visão interna e externa. Sua direção é regulável (altura e profundidade). Durante a avaliação realizada pelo Jornal do Automóvel, o motor 1.4 Flex do Peugeot 206 mostrou bom rendimento, tanto na cidade como na estrada. Sempre que exigido, principalmente em ultrapassagens, respondeu rapidamente, não comprometendo seu desempenho. Os engates da alavanca de câmbio são precisos, facilitando o trabalho do motorista.

ja824.jpgDados fornecidos pela montadora informam que o 206 1.4 Flex alcança a velocidade máxima de 160 km/h. Abastecido com álcool faz 7 km/l na cidade e 10 km/litro na estrada. Mas quando abastecido com gasolina, o consumo melhora e sobe para 10 km/l na cidade e 14 km/l na estrada. Seu tanque tem capacidade para 50 litros, proporcionando autonomia entre 535 e 710 km, dependendo do combustível utilizado. Seus freios, disco na frente e tambor atrás, mostraram-se eficientes. O Peugeot 206 1.4 Flex é uma boa opção de entrada com preço competitivo. (BN)

FICHA TÉCNICA

Motor

Número de cilindros: 4

Número de válvulas: 8

Cilindrada (cm3): 1360

Potência máxima cv (DIN) / rpm: Álcool: 82 / 5.250-Gasolina: 80 / 5.250

Torque máximo mkgf (DIN) / rpm: Álcool: 12,6 / 3.250-Gasolina: 12,6 / 3.250

Alimentação: Injeção eletrônica multiponto seqüencial

Tração: Dianteira

Caixa de mudanças: Manual (5 frente e 1 ré)

Direção: Mecânica

Suspensões

Dianteira: Rodas independentes, pseudo McPherson, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos integrados.

Traseira: Rodas independentes, semi-horizontal, barras de torção transversais, amortecedores hidráulicos.

Freios

Dianteiros: Discos

Traseiros: Tambor

Pneus: 175/65 R14

Características Físicas

Lugares: 5

Velocidade máxima km/h: 174

Aceleração de 0 a 100 km/h (seg) – ?condutor?: 12,1

Combustível

Capacidade do tanque (litros): 50

Combustível: Flex: Gasolina e/ou Álcool

Dimensões

Entre-eixos (mm): 2.442

Comprimento (mm): 3.835

Largura (mm): 1.652

Altura (mm)1: 1.432