A Porsche está lançando o Panamera mais rápido, potente e luxuoso na sua série Gran Turismo. Com potência de 570 cv e atingindo a velocidade máxima de 310 km/h, além de uma série de particularidades, a versão top de linha Panamera Turbo S tem uma posição consolidada em seu segmento de mercado. Pela primeira vez, uma versão Executive do Panamera Turbo S também estará disponível. Com uma distância entre-eixos maior (em 15 centímetros), o Panamera Turbo S Executive ganhou mais espaço interno, proporcionando maior conforto na parte traseira. Janelas com isolamento térmico e acústico, com revestimento de auxílio à privacidade, pacote de iluminação interna concebido especialmente para a parte traseira e um grande console central também na parte traseira são apenas algumas das amplas opções de equipamentos disponíveis. A nova versão top de linha do Panamera será lançada no Salão do Automóvel de Tóquio.

O luxo do novo Panamera Turbo S fica evidente também nas características únicas do seu visual. A cor externa Palladium metálica, disponível exclusivamente para o novo Panamera Turbo S, oferece um visual especialmente diferenciado, reforçando seus contornos finos e elegantes. Um dos segredos da dirigibilidade excepcional do veículo está nas rodas de 20 polegadas do 911 Turbo, não apenas são maiores como também significativamente mais largas do que as rodas padrão das outras versões do Panamera. O spoiler traseiro de quatro posições, pintado na cor externa do carro, é outra característica exclusiva.

Mais potência

Um aumento de 50 cv de potência em comparação com o motor do Panamera Turbo foi alcançado por meio de trabalhos de revisão específicos em diversos componentes. A Porsche agora está usando dois novos turbos com compressores maiores no Panamera Turbo S. Os novos compressores aumentam o fluxo de ar e injetam mais oxigênio nas câmeras de combustão, usando cargas e velocidades altas. Além disso, a pressão de injeção teve um aumento de 20 bar, passando a ser 140 bar. Em conjunto, ambas as mudanças submetem os componentes a altas solicitações, absorvidas pelos pistões feitos de uma nova liga de alumínio e anéis de pistão especialmente revestidos.

Graças ao sistema de exaustão esportivo opcional, o Panamera Turbo S oferece aos condutores a oportunidade de desfrutarem de som esportivo sempre que assim desejarem. Esta experiência de som exclusiva é alcançada por meio de um canal acústico que pode ser acionado ao apertar um botão; este canal direciona o som do motor diretamente para o interior do carro. Além disso, cilindros individuais são pulados quando a marcha é trocada, permitindo uma redução mais rápida da velocidade do motor e um engate rápido da embreagem, o que oferece um efeito colateral acústico que lembra o murmúrio característico de um motor de oito cilindros.

Pacote esportivo

O novo Panamera Turbo S é também perfeitamente equipado para converter eficazmente seu nível mais alto de potência e torque em uma dinâmica de direção esportiva. Uma das exigências para esta conversão eficaz de potência é o conceito de transmissão de potência ideal, que o sistema de gestão de tração Porsche (Porsche Traction Management, PTM), um sistema de tração nas quatro rodas, oferece no formato ideal, mesmo em condições de direção difíceis. O pacote Sport Chrono vem de fábrica e coordena a potência do motor e o chassi com o toque de um botão para garantir uma resposta consistentemente esportiva.

Mais ainda, a função overboost é acionada nos modos “Sport” e “Sport Plus”, bem como durante a redução das marchas no modo “Normal”. O overboost aumenta temporariamente a pressão momentânea para permitir aceleração e arrancada ainda mais rápidas. A função “Launch Control” para largada garante a melhor aceleração possível na arrancada ao coordenar de forma ideal a,s respostas do sistema de controle do motor e do programa de troca de marchas do PDK (Porsche Doppelkupplung, dupla embreagem Porsche). Graças à nova programação, o Porsche Doppelkupplung faz a troca entre suas sete marchas ainda mais rapidamente, acelerando o novo modelo Gran Turismo de primeira categoria de zero a 100 km/h em 3,8 segundos.

Interior

A síntese entre exclusividade e esportividade continua no interior do Panamera Turbo S por meio do revestimento em couro de duas tonalidades. Um destaque em particular é o novo pacote de acabamento interno em nogueira com textura escura “Dark Burl Walnut”. O novo acabamento inclui alguns toques em vermelho, oferecendo um efeito um pouco mais plácido, e o interior do Panamera Turbo S é arrematado pelos emblemas da Porsche em relevo nos apoios para cabeça dianteiros.

Os bancos elétricos dianteiros com 14 pontos de ajuste vêm de fábrica e podem ser combinados com o pacote de memória para um grande conforto. O pacote de memória inclui um prolongamento da superfície do banco, bem como suporte lombar e ajuste elétrico da coluna do volante. Tanto os bancos dianteiros como os traseiros saem de fábrica com aquecimento e a ventilação dos bancos está disponível como opcional para o Panamera Turbo S Executive. Os bancos esportivos adaptáveis se agregam a este sistema de assentos, incluindo o pacote de memória com encostos elevados nas laterais dos bancos e ajuste eletrônico com 18 posições oferecido como opcional para o Panamera Turbo S. Dois bancos traseiros individuais, com um apoio para o braço dobrável central, oferecem um espaço generoso para as pernas e a cabeça, mesmo para passageiros de alta estatura. Os passageiros viajando na parte de trás do Panamera Turbo S Executive desfrutam de um luxo ainda maior: os bancos individuais contam com mais doze centímetros de espaço na abertura para apoiar os pés, todos os bancos oferecem ventilação ativa e a tela de proteção solar com acionamento eletrônico permite ter ainda mais privacidade. Tanto os passageiros na dianteira como os da traseira estão protegidos por air-bags laterais.

O Porsche Panamera Turbo S será vendido no Brasil somente por encomenda. O preço inicial será definido por ocasião da chegada do modelo ao País, no primeiro semestre de 2014.