No primeiro trimestre de 2009 deve chegar ao mercado brasileiro o aguardado Porsche Panamera Gran Turismo.

Quem garante é Thomas Stärtzel, diretor administrativo da marca para a América Latina, ao ser questionado por jornalistas logo após a apresentação das novidades da linha 2009, no Salão do Automóvel de São Paulo.

O Panamera GT é o primeiro cupê de quatro portas da montadora alemã. Sua produção foi iníciada em abril e a estréia mundial será em março do ano que vem, durante o Salão de Genebra, na Suíça, em março do ano que vem.

Com 1,93 m de largura, 1,42 m de altura, 4,97 m de comprimento e 2,97 de distância entreeixos, o Panamera GT terá como principal concorrente o M-Benz CLS.

Seu “design” mistura a esportividade de um cupê à carroceria clássica de um sedã, com linhas frontais que o aproximam do tradicional 911. Segundo a Porsche, os quatro ocupantes desfrutarão do mesmo conforto e ergonomia, enquanto o porta-malas será generoso e os assentos traseiros dobráveis.

Apesar de não revelar os detalhes da gama de propulsores, o Panamera GT terá duas opções de motorização: V6 de 300 cavalos de potência e V8 de 500 cv. A Porsche adianta que alguns deles utilizarão turbo e injeção direta de combustível.

O Panamera GT terá duas opções de transmissão: câmbio manual de seis marchas e o novo câmbio de sete velocidades com tecnologia de dupla embreagem. A versão topo de linha terá tração nas quatro rodas, opcional em outros modelos.

Vender 20 mil unidades anuais do modelo é o objetivo inicial da Porsche. O Porsche Panamera GT será montado na fábrica alemã de Leipzig. Os motores serão produzidos na unidade da Porsche em Zuffenhausen e as carcaças pintadas serão fornecidas pela fábrica da Volkswagen em Hanover.