ja85c.jpgEm fevereiro, segundo estatísticas oficiais, temos um aumento da média de acidentes de carros de cerca de por isso, é importante que os proprietários de veículos preparem de forma adequada seu período de Carnaval, evitando assim surpresas desagradáveis.

Portanto, antes de sair para a estrada rumo ao litoral ou interior para aproveitar o feriado prolongado do Carnaval, dedicar especial atenção ao seu carro. Assim, antes de viajar, verifique se os pneus de seu veículo não estão carecas ou com baixa pressão, pois isso provocará a instabilidade do veículo na chuva e principalmente a dificuldade na frenagem.

Outro item essencial para se fazer uma viagem segura é a parte elétrica. Certifique se todas as luzes (de freio, piscas, lanterna, farol e painel) estão em perfeito funcionamento. Os freios e a suspensão do carro devem estar em perfeito estado, pois são importantes para uma viagem segura. Encha o tanque do carro e não esqueça de verificar os níveis de óleo do motor e do freio e a água do radiador.

Nas estradas, use o cinto de segurança.Isto é importante tanto para quem viaja no banco da frente quanto para quem vai no banco de trás.

O cinto ajuda na proteção dos passageiros em eventuais acidentes. No caso de algum problema mecânico ou elétrico, pneu furado ou acidente remova o carro da pista, ligue o pisca alerta e sinalize o local com o triângulo.

Mantenha a distância do carro da frente e procure fazer com que os outros mantenham distância de você. Assim é possível evitar acidentes em caso de freadas bruscas. Bebês, mesmo os recém-nascidos, não devem viajar no colo de suas mães. Em caso de colisão, o risco da criança se machucar é muito grande.

Sempre que for necessário frear, acione o freio levemente utilizando sinais de mão para alertar o outro motorista antes de parar totalmente. Também não esqueça de verificar se o extintor de incêndio está carregado e com o prazo de validade em dia. Verifique também se está levando a Carteira Nacional de Habilitação e os documentos do carro exigidos por lei.

Lembre-se que o excesso de peso torna o carro mais difícil de manejar. E o excesso de volumes dificulta a visibilidade do motorista. Não acenda cigarros enquanto estiver dirigindo. Não se curve para apanhar objetos dentro do veículo em movimento e não fale ao telefone enquanto dirige. A habilidade do motorista se desenvolve por meio de aprendizado. E a prática leva à perfeição.