Sanito Cruz Jr.

O Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), situado em Pinhais (PR), recebe neste fim de semana a sétima etapa da Copa Turismo GNV 2005. A prova terá organização do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Automobilístico (IBDA), com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPA) e Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Considerada uma das principais categorias automobilismo paranaense, a prova terá ?grid? estimado em 50 carros. O evento conta com o patrocínio da Compagas/Petrobras, que fornece o gás natural utilizado nos veículos de competição, e da Oyrsa, distribuidora de todos os kits GNV utilizados na categoria e Zetronic fornecedora de equipamentos eletrônicos.

A liderança do campeonato é do paranaense Sanito Cruz Jr, com 196 pontos, mas a disputa entre pilotos do Paraná e Santa Catarina continua acirrada nesta etapa. Na primeira etapa, o paranaense Sanito Cruz Jr (Tai-Yo), venceu a primeira bateria, e seus conterrâneos Jair Bana e Roberto Baú (MKI/Pirelli), venceram a segunda. Mas na soma dos pontos ganhos, das baterias realizadas, a vitória da etapa foi do piloto catarinense Max Mohr, com 35 pontos. Durante a segunda etapa, o catarinense Christian Mohr venceu a primeira bateria e o paranaense José Cordova, venceu a segunda. Somados os pontos das baterias disputadas, a vitória na etapa foi de José Cordova, com 39 pontos.

Emerson da Cruz

Já na terceira etapa, a vitória na primeira bateria foi da dupla Natálio Stica/Aloysio Ludwig, com Fabrício Lançoni vencendo a segunda bateria. Na geral a vitória foi de Fabrício, com 37 pontos. Na quarta etapa, a dupla Natálio Stica/Aloysio Ludwig venceu a primeira bateria e Márcio Sarot venceu a segunda. Na geral deu Márcio Sarot, com 35 potos e o catarinense Cristian Mohr em segundo, com 30 pontos. A quinta etapa, teve nova vitória de Fabrício Lançoni, que venceu as duas baterias disputadas e somou 60 pontos, entrando definitivamente na ?briga? pelo título da temporada 2005. Giovani Cilia foi o segundo com 39 e o catarinense Leomar Fendrich Jr o terceiro com 38 pontos. E na sexta etapa, a vitória foi de Sanito Cruz Jr, com 50 pontos, seguido de Bley Jr/José Cordova, com 45 e Emerson da Cruz, com 40 pontos.

Marcelo Karan

Mesmo assim, outros pilotos também têm chances de vitória neste domingo. Fabrício Lançoni, correndo com um Gol da Poli Service, quer a liderança da categoria, Marcelo Karan (Potencial Petróleo), está com seu Celta bem preparado e quer repetir o bom desempenho da quinta etapa, a dupla Jair Bana/Roberto Baú (MKI/Pirelli), quer espantar a má sorte das etapas anteriores e realizar bom desempenho no domingo. A etapa marca também a estréia de dois novos carros, da equipe Tatu Motorsports/Tyrex, com os pilotos Marcelo Sanches e Pablo Farias, que prometem ?brigar? pelas primeiras posições.

Classificação

Somados os pontos das doze baterias disputadas nas seis etapas, a classificação da Copa Turismo GNV 2005 é a seguinte: 1.º) Sanito Cruz Jr (Tai-Yo), (PR), 196; 2.º) Leomar Fendrich Jr (SC), 173; 3.º) Fabrício Lançoni (PR), 172; 4.º) Emerson P. da Cruz (PR), 149; 5.º) Toninho Espolador (PR), 144; 6.º) Márcio Sarot (PR), 124; 7.º) Jorge Wagenfurs Jr (PR), 120; 8.º) José Cordova (PR), 113; 9.º) Giovani Cilia (ITA), 105; e em 10.º) Gastão Weigert (PR), com 98 pontos ganhos.