A sexta etapa do Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra foi realizada com sucesso no domingo (16/8), no Autódromo de São José dos Pinhais, organizada pela AGV Promotora de Eventos, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA).

Os vencedores por categoria foram: Juliano dos Anjos (Fusca Velocidade), Alisson da Silva (Fórmula Tubular Injetada), Nando Sohn (Fórmula Tubular Carburada), José Adir dos Santos Jr (Turismo 5000), Lucas Bornemann (Novatos Injetado), Adriano Provesi (Novatos Carburado), Amauri Lisboa Jr (Marcas “A”), Wilson Kavilhuka (Marcas “B”), Laércio Sartorelli (M.F.T. “A”) e Mário César Vieira (M.F.T. “B”).

Marcas “A”

A bateria única de 30 minutos da categoria Marcas “A” foi vencida pelo piloto Amauri Lisboa Jr, que largou na pole position e liderou de ponta a ponta, seguido de Christiano Bornemann (WD-40/ Embretech/ Mundial Prime), a 3s789, Luiz Kavilhuka, a 7s967, José Bornemann (Só Francês/ Grupo Lê Lac/ Lacombe), a duas voltas, e em quinto lugar Gedson Gonçalves, a 11 voltas.

José Bornemann está contente com seu Peugeot 206.

“Estamos num nível tão alto de competitividade na Marcas “A”, que das seis etapas realizadas o pole position venceu cinco delas. Na verdade, o resultado da corrida tem se definido nos Treinos Classificatórios.

Vamos aproveitar o intervalo das etapas para treinar e fazer testes com novos acertos, porque a partir de agora, só a vitória nos interessa neste final de campeonato”, disse Chris Bornemann (WD-40/ Embretech/ Mundial Prime), líder da categoria Marcas A.

O experiente piloto José Bornemann estava bastante empolgado com o bom desempenho obtido no domingo com seu Peugeot 206, depois das alterações feitas na suspensão traseira do seu carro.

“Agora sim eu vou poder competir. Com a nova suspensão traseira, meu carro ficou muito bom de curva, melhor até que os Gols. Quero ver se consigo estrear o novo comando de válvulas já na próxima etapa, aí sim eu vou poder brigar até pelas vitórias”, declarou José Bornemann (Só Francês/ Grupo Lê Lac/ Lacombe).

Novatos

Lucas Bornemann vence a primeira na categoria Novatos.

Na categoria Novatos, mais uma vez o destaque foi para a disputa entre Lucas Bornemann e Roberto Bonatto, da largada até a bandeirada final, pela liderança da prova.

Ao fim de 22 voltas, a vitória foi de Lucas Bornamann (TBi Industries/ Wap/ Total Telas), com tempo de prova de 31min04s944, seguido de Roberto Bonatto, a 0s273 e Marcelo Cordeiro, a uma volta.

“Foi muito suada, mas finalmente consegui minha primeira vitória na temporada 2009. O Bonatto estava com seu carro bem acertado e me pressionou do começo ao fim da prova. Mesmo assim, mantive a calma e administrei a liderança da corrida, tocando com cautela”, argumentou Lucas Bornemann.

Fusca Velocidade

Rogério Melani e Wagner Doris, da Rodocar Competições.

Sempre um dos destaques da categoria Fusca Velocidade, o piloto Rogério Melani, (The Mufs/ Adega Brasil/ Academia R2/ Churrascaria La Ventura), atual líder do Brasileiro, Paranaense e Metropolitano de Velocidade na Terra, não teve muita sorte na sexta etapa do campeonato.

Na primeira bateria, largou da quarta posição, assumiu a liderança na quarta volta, mas quebrou a caixa de direç&ati,lde;o do seu carro a duas voltas do fim, quando liderava com folga e concluiu em décimo lugar.

Na segunda bateria, vinha em boa prova de recuperação, mas quando já estava em quarto lugar, estourou o pneu esquerdo traseiro do seu Fusca. Como faltava apenas uma volta, não parou e concluiu a prova em quarto lugar.

“Poderia ter vencido as duas baterias, mas não deu. Vou utilizá-las para descarte. Estou ansioso para estrear na Stock 5000, no dia 30 de agosto, no Brasileiro e Paranaense de Endurance”, concluiu Rogério Melani. A sétima e próxima etapa está marcada para os dias 12 e 13 de setembro, no Autódromo de São José dos Pinhais.