suzuki310806.jpgLevou anos para os assim ditos competidores começarem a alcançá-la. Anos assistindo a Suzuki GSX-R1000 ganhar corrida após corrida, campeonato após campeonato. A GSX-R1000 verdadeiramente deu significado à frase, "Domine as pistas de corridas".

Seu design integrado oferece uma combinação de alto rendimento, peso leve e aerodinâmica eficaz, que produz incomparável aceleração e manuseio. O motor da GSX-R1000 de completos 999cc, quatro cilindros em linha, DOHC, 16 válvulas ganhou fama por seu alto rendimento, ampla faixa de potência, tamanho compacto e engenharia avançada. Sua injeção de combustível é digitalmente controlada e os sistemas de gerenciamento do motor contribuem para a performance da GSX-R1000.

O painel de instrumentos foi construído ao redor de um tacômetro análogo de fácil leitura. Monitor de cristal líquido (LCD) é usado para o velocímetro, hodômetro total, hodômetro parcial e indicador de marchas. Luzes indicadoras de seta, farol alto, neutro e nível de combustível são utilizadas, e um jogo de leds separado indica injeção de combustível, temperatura de arrefecimento e alerta da pressão do óleo. A luz indicadora de RPM do motor pode ser programada para se acender quando atingir um certo RPM.

Todo em titânio, o escapamento incorpora o sistema Ajuste de Escape Suzuki (SET), que utiliza uma válvula de borboleta servo-controlada no duto entre a tubagem e o silenciador. O tanque de combustível é menor e mais estreito que o assento, e o chassi é 15 mm mais estreito em seu ponto mais extremo, permitindo que os joelhos e cotovelos do piloto se encaixa na motocicleta, reduzindo a resistência aerodinâmica.

A válvula controla as ondas de pressão dentro do sistema de escape para melhorar a resposta do acelerador e o torque em baixa rotação, e abre e fecha baseado na rotação do motor, posição do acelerador e marcha engrenada. O farol duplo é verticalmente sobreposto, permitin aos dutos de admissão serem alocados mais próximos ao centro do nariz da moto, onde a pressão de ar é maior, melhorando a eficiência na utilização do ar. As setas dianteiras são integradas dentro dos espelhos retrovisores aerodinâmicos, e as setas traseiras são construídas dentro da seção da rabeta.

O farol multirrefletor sobreposto da GSX-R1000 inclui o farol baixo com lâmpada halógena H7 de 55W acima e o farol alto com lâmpada HB3 de 60W abaixo. Quando o farol alto é selecionado, ambas as lâmpadas se acendem para aumentar a intensidade do facho de luz. As suspensões dianteira e traseira são ajustáveis pela pré-carga da mola, compressão e retorno de amortecimento.

E suas rodas de liga de alumínio foram projetadas com raios mais finos e espessura otimizada da parede, reduzindo o peso instável em 100 gramas na dianteira e  400 gramas na traseira.