A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR) está apoiando a iniciativa do Ministério do Turismo e parceiros no lançamento do Programa Turismo Sustentável & Infância. O objetivo principal é mobilizar e qualificar a cadeia produtiva dos setores ligados ao turismo para proteger os direitos da criança e do adolescente. Nesta primeira etapa serão realizados seminários para profissionais do setor.

Segundo o diretor-executivo da Abrasel-PR, Luciano Bartolomeu, ações de comunicação da entidade estão sendo feitas para incentivar a participação no projeto dos empresários do ramo de alimentação fora do lar. A participação dos empresários do setor é importante porque "o empresariado que trabalha com o turismo não pode ficar alheio com relação a este problema, que infelizmente atinge a todo o país", afirma Bartolomeu.

Projeto

O projeto faz parte de uma ação integrada, nacional e internacional que envolve, nas questões relativas à saúde, direitos humanos e proteção, os Ministérios da Saúde, Ministério da Justiça, Ministério da Educação e no tocante a conscientização da cadeia produtiva do turismo, o Ministério do Turismo. Estão integradas também instituições associadas ao CNC – Conselho Nacional do Comércio, através do sistema "S", Universidades Federais e privadas.

A primeira fase do projeto consiste na realização de "Seminários de Sensibilização". A meta é que todas as pessoas envolvidas no setor turístico passem a participar como "multiplicadores de opinião", capazes de recorrer, ou recomendar quando preciso os cuidados e providências da rede de atenção a crianças e adolescente em risco social, principalmente as envolvidas em situação de exploração sexual.

Serviço

O módulo "Alimentos & Bebidas" do Programa Turismo Sustentável & Infância ocorre nos dias 14 e 15 de agosto, das 08 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no Senac (Rua André de Barros, 750, Centro).