O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), promove nesta terça-feira (16) um encontro entre empresários paranaenses e uma comitiva belga formada por profissionais do grupo Arcelor, uma das maiores empresas siderúrgicas do mundo, e da Prefeitura de Liège, Bélgica. No evento, os belgas apresentarão as vantagens e benefícios que compõem o plano de utilização de um dos mais modernos projetos multimodais de venda para a Europa: a Plataforma Liège.

O interesse dos estrangeiros é atrair exportadores paranaenses para fomentar o desenvolvimento de seus negócios na Europa. E, em contrapartida, promover o desenvolvimento de Liége, terceira maior cidade da Bélgica, que passou a ser um dos objetivos perseguidos pelo grupo Arcelor. Este grupo, tendo em vista o potencial exportador do mercado brasileiro, vislumbrou no Brasil a oportunidade de firmar uma parceria inédita: oferecer incentivos financeiros, fiscais e comerciais a todos os exportadores brasileiros interessados em se tornar ainda mais competitivos no mercado europeu.

Esta iniciativa deu origem ao projeto "Plataforma Liège: uma oportunidade de negócio", que consiste basicamente na utilização dos recursos financeiros disponibilizados pela empresa Arcelor para o desenvolvimento da multimodalidade nas exportações brasileiras. Além de se tratar de uma oportunidade para as grandes empresas que atuam no comércio internacional, este projeto representa também mais uma possibilidade de desenvolvimento das exportações para pequenas e médias empresas.

De acordo com os promotores do evento, neste projeto os dois lados podem sair ganhando. De um lado, o Brasil e seus empresários, que passam a contar com um suporte multimodal de comércio, podendo, assim, ter mais poder de barganha nas negociações. De outro, a Arcelor, que cumpre com o que foi estabelecido por meio de seu plano Marshall, que prevê o desenvolvimento da região de Liège através de uma maciça geração de empregos. Entre benefícios ofertados pela Arcelor, que se dividem em financeiros, fiscais e comerciais, destacam-se suporte na escolha/compra de ponto de instalação na cidade de Liège, suporte na compra de equipamentos necessários para viabilização do negócio, recrutamento e seleção de mão-de-obra especializada no segmento-alvo e financiamento de mais de 20 milhões de euros.

O evento começará às 8h30, na Sala dos Conselhos do Centro Integrado dos Empresários Trabalhadores das Indústrias do Estado do Paraná (Cietep), localizado à Avenida Comendador Franco, 1.341, Jardim Botânico.