O prefeito Beto Richa abre nesta quinta-feira (29) os eventos do Campeonato Mundial de Carros de Turismo 2006 (World Touring Car Championship – FIA/WTCC), que acontece nos próximos dias 1º e 2 de julho, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais. Às 17h, no Graciosa Country Clube, Richa recepciona o diretor-geral do campeonato, Marcelo Lotti, e o presidente da KSO, Jacques Behar, responsável pela organização mundial do evento.

O encontro marca a abertura do campeonato, cujas provas começam no próximo sábado. É a primeira vez que o Brasil recebe uma prova da FIA/WTCC, que acontece em paralelo com os campeonatos de Fórmula 3 e Campeonato Brasileiro de Marcas.

A prova acontece em Curitiba graças à intervenção do prefeito Beto Richa. Marcelo Lotti, da FIA/WTCC, afirma que na escolha pesou o fato de Curitiba ser uma cidade com boa qualidade de vida e de a Região Metropolitana abrigar um pólo de indústrias do setor automotivo.

A prova de Curitiba será transmitida pelo canal Eurosport para 140 países. O evento, afirmou o prefeito Beto Richa, o atrairá turistas movimentando a economia curitibana, em especial os setores de hotelaria e alimentação. Segundo estimativa da prefeitura, a vinda do campeonato deixará para a cidade R$ 6 milhões em receita gasta nestes setores.

Além das provas, haverá uma apresentação dos pilotos na próxima quinta-feira (29). Os carros e os corredores estarão dando autógrafo na Boca Maldita, das 10 às 14h.

No sábado (1º), alunos de escolas municipais e crianças atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS) estarão lá para conhecer como funciona o campeonato da FIA/WTCC.