Exposição de fotos e cartões postais, documentos e partituras musicais na Biblioteca Pública do Paraná darão oportunidade ao público de viajar no tempo. A mostra dos colecionadores Jussara Fruet e Ricardo Herrmann abre nesta quinta-feira, no hall do 2º andar, e fica em cartaz até o próximo dia 17.

?São fotos e cartões postais antigos, ainda em preto e branco. O material é da década de 20, no tempo em que circulava o bonde?, diz Jussara ao comentar que a exposição reúne parte da sua coleção de quase 3 mil peças.

A colecionadora conta que iniciou sua coleção na década de 70, quando seu irmão foi a Belo Horizonte disputar um campeonato estudantil de natação. ?Ele mandou cartões postais da cidade para a família.? Em 1.972, ano em que faleceu a mãe, Jussara foi morar com os avós. ?E, ao rever fotos antigas, encontrei postais da época em que cidade tinha bonde. Lembrei do cartão enviado pelo meu irmão e decidi iniciar a coleção?, relata.

A partir daquela data a coleção foi aumentando. Na década de 80, Jussara se filiou à Associação Brasileira de Fotografia e Cartões Postais, criado por Eduardo Salum, reforçando ainda mais a coleção. ?Hoje está mais difícil, mas continuo buscando os postais, principalmente, os antigos?, diz. Nesta mostra serão apresentados fotos e postais de Ponta Grossa, Campo Largo, Foz do Iguaçu, União da Vitória, entre outras cidades.

Herrmann, que é professor e músico, vai mostrar fotos antigas, documentos, partituras musicais e maquete de órgão de tubos. Organista das igrejas da cidade, ele também constrói o instrumento musical.