O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) divulgou nesta quarta-feira o resultado da operação de fiscalização do transporte intermunicipal de passageiros realizada em outubro. Os números do mês revelam um total de 8 apreensões e 105 notificações em 917 abordagens. O objetivo é coibir o tráfego de veículos clandestinos, especialmente ônibus.

O secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi, lembra que as operações realizadas pelo DER têm caráter educativo e preventivo. “Com a fiscalização, estamos conseguindo inibir a prática do transporte irregular e garantir segurança aos passageiros e motoristas paranaenses”, afirma.

As blitze são realizadas em horários aleatórios, em postos das Polícias Rodoviárias Federal e Estadual, nas rodovias paranaenses. De acordo com o diretor-geral do DER, Rogério Tizzot, as equipes de fiscalização cuidam para que as determinações do departamento sejam seguidas.

“Veículos de empresas autorizadas passam por uma verificação em que é checada a existência dos equipamentos básicos”, explica Tizzot. “O DER verifica também os horários e as rotas das empresas”.

Problemas nos veículos já certificados resultam em notificação da empresa. Os clandestinos, que realizam o transporte sem a devida autorização, são apreendidos. As fiscalizações são redobradas principalmente em períodos de feriados e durante a temporada de verão.

A fiscalização do DER alerta ainda para a compra antecipada das passagens nas empresas autorizadas. “Assim, evitam-se os tumultos e problemas que possam levar os turistas a procurar o serviço irregular”, analisa Tizzot.