O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, José Genoino, afirmou hoje que “o Brasil está maduro e preparado para fazer a liberação dos transgênicos”. Ele defendeu que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, edite uma nova medida provisória para o plantio da soja geneticamente modificada nesta safra.

Genoino afirmou que a MP só deve ser editada caso o Senado e a Câmara dos Deputados não aprovem a Lei de Biossegurança em tempo para o plantio da soja, ou seja, até meados de outubro. “Acho que o ideal era votar, mas se o tempo não permitir, com o que foi acordado, o presidente pode baixar uma medida provisória. É a minha opinião pessoal e não sei o que o governo vai fazer, porque eu não falo pelo governo”, disse o presidente do PT, em Araraquara, onde fez campanha pela reeleição do prefeito local, Edinho Silva (PT).

Genoino pediu ao Congresso prioridade ao projeto da Lei de Biossegurança e afirmou ainda que a liberação dos transgênicos deve ocorrer com parecer da Comissão de Biossegurança, “preservando a vida, o meio ambiente e o processo de conservação da agricultura”, afirmou. “Portanto, essa é uma questão, no meu modo de ver, resolvida”, completou.