Na Região Sul, cerca de 2,74 milhões de trabalhadores têm direito ao abono salarial do PIS/Pasep, ano-base 2007. Desde o dia 30 de junho, 935,8 mil sacaram o benefício, num total de R$ 379,96 milhões pagos. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério do Trabalho e Emprego, mais 1,8 milhão de trabalhadores têm direito ao abono e poderão requerer o pagamento até o dia 30 de junho de 2009.

Desse total, segundo levantamento divulgado pela assessoria no Paraná, 369 mil trabalhadores que já receberam o abono são paranaenses. No estado, aproximadamente 1 milhão de pessoas têm direito ao PIS/Pasep ano-base 2007. O valor do benefício é de R$ 415.

O abono salarial é destinado ao trabalhador ou servidor que recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais no ano-base que seja cadastrado no PIS/Pasep até 2002 e que tenha trabalhado pelo menos 30 dias em 2007.

Para receber o PIS, o trabalhador celetista deve comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal, portando documento de identificação pessoal. Já os servidores públicos, que têm direito ao Pasep, devem procurar uma agência do Banco do Brasil.

Os trabalhadores do Paraná que não sabem se têm o direito de receber o abono podem ir Superintendência Regional do Trabalho e Emprego para tirar dúvidas. O endereço é Rua José Loureiro, 574, centro, Curitiba.