Um total de 1,95 milhão de passageiros deverá passar pelos 63 aeroportos administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) no período do feriado da do Dia Proclamação da República. O feriado será nesta sexta-feira, 15. O cálculo leva em consideração o período entre a quinta-feira, 14, e a segunda, 18.

 

A estimativa representa um crescimento de cerca de 4% em relação ao mesmo período de 2012, que registrou 1,88 milhão de passageiros. Essa projeção exclui os aeroportos de Guarulhos e Viracopos (SP) e de Brasília, que foram concedidos para a iniciativa privada. O maior movimento é esperado para segunda-feira, com perspectiva de 459,9 mil passageiros nos terminais da Infraero. Os trabalhos das equipes de segurança e de operações serão reforçadas nesse período, incluindo as de plantão, por meio de remanejamento das escalas de trabalho. Também são executadas manutenções preventivas em equipamentos como esteiras de bagagens, elevadores e escadas rolantes.

 

A Infraero destaca que está em execução o sistema De Olho na Mala, que permite ao passageiro acompanhar em tempo real, por meio de câmeras e monitores instalados na área do desembarque, a colocação das bagagens nas esteiras de restituição. O projeto já foi adotado em 43 aeroportos da Infraero.