Por volta das 22h15 de terça-feira (10), um grande blecaute atingiu diversas cidades das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste do País e Paraguai.

Foram relatadas falta de energia nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A Grande São Paulo, a capital carioca e a Baixada Fluminense foram as regiões mais afetadas. O apagão prejudicou também as redes de comunicação de telefonia móvel e fixa, além do sistema de metrôs de Rio e São Paulo.

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, pediu ao prefeito Eduardo Paes para colocar em alerta máximo a Guarda Municipal. Em São Paulo, PMs de folga foram convocados para garantir a segurança na cidade.

Itaipu

O diretor-geral da Usina Elétrica de Itaipu, Jorge Samek, informou que houve interrupção em uma ou duas linhas de transmissão que levam a energia gerada por Itaipu para o sistema. “Quando isso ocorre, a rede integrada desliga todo o sistema por questões de segurança”, afirmou Samek.

Nesta quarta-feira (11), um helicóptero vai rastrear as linhas com defeito. Samek acredita que torres de duas linhas podem ter sido derrubadas por intempéries.