O 190, serviço de emergência policial do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) da Secretaria de Defesa Social, vem sofrendo congestionamento desde o domingo, devido a um boato. Divulgada primeiramente pela Internet, espalhou-se a falsa informação de que uma operadora de telefones celulares não cobraria tarifa de quem discasse 190081 antes do número desejado.

Todas as ligações feitas para aproveitar a "promoção" caem no Disque-Denúncia, o 190, o que provocou congestionamento. De acordo com estimativa da Secretaria de Defesa Social, cerca de 30% das chamadas feitas para o serviço não foram completadas nos últimos três dias. O fato foi informado ontem às emissoras de rádio e televisão, pela assessoria de imprensa da Secretaria, como forma de alerta à população.

O assessor Joaquim Netto informou que o crime – previsto no Código Penal, artigo 266, contra segurança dos meios de comunicação – está sendo investigado e o responsável pode pegar pena de um a um ano e três meses de prisão.