Brasília ? Ações de inclusão digital do Ministério das Comunicações ajudam o Brasil a obter o maior número já registrado de brasileiros conectados à internet. De acordo com pesquisa do Ibope/NetRatings, o país possui atualmente cerca 33 milhões de cidadãos ligados à rede.

A pesquisa mostra também que o Brasil está à frente de países como França, Estados Unidos e Japão quando se trata de tempo de navegação por internauta, com mais de 22 horas mensais.

Estima-se que até o fim deste ano o número de internautas brasileiros chegue perto dos 40 milhões. Esta marca pode ser ainda maior, pois o programa Gesac (Governo Eletrônico ? Serviço de Atendimento ao Cidadão), do Ministério das Comunicações, vai ampliar dos atuais 3,4 mil pontos de conexão à internet banda larga para 20 mil até o fim de 2008. "A prioridade é conectar todas as escolas públicas do país" ? afirma o ministro das Comunicações, Hélio Costa.

Além disso, o ministério já cadastrou mais de quatro mil prefeituras para receberem equipamentos e instalar telecentros comunitários. Também foram realizados convênios para conectar comunidades indígenas e quilombolas. A meta do ministro Hélio Costa é levar internet banda larga a todos os municípios brasileiros e, por isso, as inscrições para o programa continuam abertas.