Os presidentes brasileiro e esloveno discutem nesta quarta-feira (2) a parceria estratégica Brasil-União Européia (UE), a reunião de cúpula América Latina-Caribe-UE e as relações Brasil-Eslovênia. O encontro será às 11h45, no Palácio do Planalto.

O chefe de Estado do país europeu, Danilo Türk, que está no Brasil para uma visita oficial de dois dias, será recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma cerimônia de boas-vindas, às 11h30. Logo após a reunião, os dois seguem para o Itamaraty, onde Türk será homenageado com um almoço oferecido pelo governo brasileiro.

Ainda hoje, em outro compromisso previsto para as 15h, Lula vai receber o ex-bispo Fernando Lugo, candidato à Presidência do Paraguai. As eleições no país vizinho ocorrerão no dia 20 de abril. Disputam o pleito, além de Lugo, o general reformado Lino Oviedo e a ex-ministra de Educação Blanca Ovelar.

No restante da tarde, Lula despacha com assessores (16h) e se reúne com representantes das centrais sindicais (16h30). À noite (19h), viaja para Pelotas (RS).