Brasília – O governo brasileiro enviará ajuda à população boliviana atingida pelas fortes chuvas nas últimas semanas. Em nota divulgada neste sábado (26), o Ministério da Defesa informa que já iniciou a preparação de três helicópteros e de um avião cargueiro Hércules, carregado de equipamentos, alimentos e materiais, para ajudar os atingidos pelas enchentes. A previsão é que o auxílio chegue ao país vizinho até a próxima segunda-feira (28).

Segundo o ministério, a ajuda foi autorizada ontem (25) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que atendeu pedido formulado pelo governo boliviano ao ministro Nelson Jobim. A ajuda consta de dois helicópteros da Aeronáutica e um do Exército, coletes salva-vidas, alimentos, equipamentos de resgate e dez botes com tripulações, para auxiliar no resgate de pessoas ilhadas.

De acordo com o comunicado, o chefe do Estado Maior de Defesa, almirante-de-esquadra Marcos Martins Torres, afirmou que as equipes estão preparadas para enfrentar uma longa estadia na Bolívia. As chuvas atingem principalmente os departamentos de Santa Cruz e Cochabamba.

Em nota divuldada ontem, o Itamaraty informa que a Embaixada do Brasil em La Paz acompanha os desdobramentos das enchentes e mantém contato estreito com as autoridades bolivianas a fim de localizar e prestar assistência a cidadãos brasileiros eventualmente afetados.