São Paulo

(AE) – Pela primeira vez em mais de 20 anos de epidemia, o governo brasileiro lança uma campanha de prevenção à aids voltada para homossexuais. Ela começa hoje com a veiculação em emissoras de televisão de um filme publicitário que traz a história de um jovem que recebe apoio da família ao ter problemas com seu namorado. O filme termina com o slogan: “Respeitar as diferenças é tão importante quanto usar camisinha”.

O objetivo da campanha é estimular o uso freqüente de camisinhas e reduzir o preconceito da sociedade em relação às diferenças sexuais. Desde 1996, o número de casos de aids entre homens que fazem sexo com homens voltou a crescer no País. Essa tendência é maior entre os mais jovens. A taxa de crescimento entre homens de 15 e 24 anos foi de 8,7% entre 1996 e 2001. Já entre o grupo com 35 e 44 anos, o aumento foi de 3,1%. “O medo do preconceito e da discriminação faz com que jovens se distanciem das fontes de informação”, afirmou o ministro da Saúde, Barjas Negri.

O coordenador do Programa de DST/Aids, Paulo Teixeira, explicou o motivo de somente agora o ministério fazer uma campanha voltada para o grupo de homens que fazem sexo com homens. “Não queríamos correr o risco de reforçar com uma campanha o falso conceito de que aids era problema exclusivo de homens que fazem sexo com homens”, disse. “Agora temos o momento propício.”