O Estado de Santa Catarina registrou nesta quarta-feira a menor temperatura em todo o País: -7,8ºC. Pelo menos em 20 cidades catarinenses as temperaturas mínimas ficaram abaixo de 0ºC. A menor temperatura foi registrada na cidade serrada de Urupema, onde os termômetros marcaram 7,8 graus Celsius negativos, seguida por São Joaquim que registrou -6,3ºC e Papanduva, com -5,8ºC.

Tanto na cidade Serrana quanto em Florianópolis, não fazia tanto frio num mês de julho desde 2000, quando as menores marcas no mês nos municípios ficaram em -9ºC e 1,4ºC, respectivamente. A menor temperatura registrada desde o mês de janeiro de 2010, antes das marcas desta quarta, havia acontecido em Urupema, quando fez – 2ºC em junho.

Os dados são das estações meteorológicas Climaterra, Epagri e Inmet e foram registrados na maioria das cidades das regiões do Planalto, Oeste e Meio-oeste catarinense. Os registros confirmaram as previsões para a madrugada e início da manhã de quarta-feira. Em muitas regiões, especialmente na zona rural, foi registrada a presença de geada. Em Lages, os termômetros registraram até 4ºC e 5ºC negativos em alguns pontos da cidade.

Mesmo assim, o frio não foi recorde, já que no ano passado, em Bom Jardim da Serra, a mínima atingiu 7,9ºC negativos. O frio registrado esta semana é consequência de uma massa de ar polar que se encontra sobre a região Sul do Brasil. Deve gear nos pontos mais altos do Estado e, entre a tarde e a noite de quinta-feira a nebulosidade vai aumentar a partir da região Norte, com chuva em todas as cidades.