Oito pessoas morreram e ao menos 10 ficaram feridas após um ônibus bater em um trem de carga numa passagem de nível no centro da cidade de Americana (SP), na noite de ontem. O coletivo foi atingido em cheio pela composição, pertencente à América Latina Logística (ALL), e arrastado por 100 metros.

O ônibus fazia a última viagem do dia da linha Cidade Jardim – Zanaga, e, segundo testemunhas, tentou atravessar a passagem logo atrás de um carro, mas não teve tempo. Seis pessoas morreram na hora e duas, no pronto-socorro municipal, onde estão internadas as outras vítimas. O maquinista escapou ileso, mas entrou em estado de choque.

A composição, de 77 vagões – cada um pesando 100 toneladas – e quatro locomotivas, levava milho, soja e açúcar para o Porto de Santos. Juarez Correia, coordenador de operações da ALL, disse que o maquinista acionou corretamente o sinal sonoro do trem e que e as luzes e o alarme da passagem de nível funcionaram normalmente. A empresa abrirá sindicância para apurar o ocorrido.