O consumo de energia elétrica no país cresceu no primeiro trimestre deste ano 4,3%, em relação ao mesmo período do ano passado. Foram consumidos 96.290 GWh contra 92.291GWh dos três primeiros meses de 2007. Os dados constam da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica da Empresa de Pesquisa de Energia (EPE).

A indústria liderou o consumo nos três primeiros meses do ano com 42.907 GWh, um crescimento de 4,0%, na comparação com o primeiro trimestre de 2007. Em segundo lugar, o setor residencial fechou o período com 23.911 GWh, com um aumento de 4,2%, e o comércio em terceiro, com um consumo, nos três primeiros meses do ano, de 15.705 Gwh, um crescimento de 4,4%, em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com EPE, as baixas temperaturas, especialmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, principalmente no mês de março, reduziram o ritmo de expansão do consumo residencial e comercial. Com a temperatura mais amena, os consumidores desses dois setores utilizaram menos os aparelhos de ar-condicionado. No setor industrial, a pesquisa da EPE detectou que a autoprodução de energia, principalmente na Região Centro-Oeste, também influenciou na desaceleração do consumo.