Ao participar da cerimônia de encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Rússia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (14) que os preparativos para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016 abrem um cenário de oportunidades no Brasil.

Durante o encontro, Lula afirmou que o Bric – grupo que reúne o Brasil, a Rússia, Índia e China – reagiu com firmeza à crise financeira e não foi enfraquecido pela recessão. “Se não fossem os bancos públicos reforçados, os empresários brasileiros sabem que, certamente, teríamos mais dificuldades de segurar a crise”, disse.

Segundo ele, a atual crise econômica vivida pela Grécia deixa claro que pouco foi feito para resolver a questão da instabilidade das bolsas, sobretudo na Europa.

Para o presidente, chegou a hora de se investir no Brasil. No encontro, ele ainda cobrou a criação de conexões aéreas diretas entre cidades brasileiras e russas.

De Moscou, Lula segue ainda hoje para uma rápida visita ao Catar. Amanhã (15), ele se reúne com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad.