Brasília – Senadores que votaram pela cassação do mandato do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), estão prometendo para os próximos dias o uso de botons pelos parlamentares com a frase ?Eu votei pela cassação de Renan?. A ação da oposição foi apresentada pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF), logo após a votação no plenário que absolveu o senador alagoano.

?Com o resultado da votação, o Senado agora é uma instituição menor, apequenada diante da opinião pública. Os senadores estão envergonhados. Alguns disseram que vão usar um botom com os dizeres ?eu votei pela cassação de Renan?, afirmou Cristovam.

O senador Renato Casagrande (PSB-ES), um dos relatores que pediu a cassação do mandato de Renan, assinalou que não vai usar o broche. ?Não vou precisar usar. Sou relator e a minha posição já é explícita. O que interessa agora é verificar se é possível tirar alguma coisa de positivo diante dessa crise, como o aperfeiçoamento regimental e constitucional?, observou.

Para Cristovam, o que pesou na votação pela absolvição do presidente da Casa ?foram os interesses do governo e também as amizades pessoais de Renan?. Segundo ele, em seu discurso no plenário, fez questão de se dirigir diretamente ao presidente da Casa, e teria dito: ?Se vossa excelência (Renan) for ainda senador amanhã, o Brasil será menor do que é hoje?.

Perguntado qual foi a reação do senador alagoano, Cristovam disse: ?Ele me olhou com a maior naturalidade?. Já sobre o futuro do Senado, ele sublinhou que não saberia responder: ?Não sei. Sofremos um baque tremendo?.