Brasília – A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, divulgou, há pouco, alertas de chuva forte, hoje e amanhã (18 e 19), nos estados do Paraná, Rio de Janeiro e Goiás e no Distrito Federal.

Segundo a Sedec, a presença de uma frente fria no litoral do Sudeste organiza áreas de instabilidade, provocando pancadas de chuva no leste e norte do Paraná. Em em alguns momentos, as pancadas de chuva podem ser de forte intensidade e acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas e rajadas de vento de 50 a 60 quilômetros por hora.

Entre a tarde de hoje e amanhã, estão previstas pancadas de chuva no Rio de Janeiro, por vezes forte intensidade e acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento de 40 a 60 quilômetros por hora. Pode haver queda de granizo.

Em Goiás e no Distrito Federal, a previsão para hoje e amanhã é de pancadas de chuva, em alguns momentos de forte intensidade e acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento de 40 a 50 quilômetros por hora.

O alerta emitido para o Paraná foi baseado em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os demais avisos  basearam-se em informações do Inmet e do Centro Nacional de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).