A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou nesta quarta-feira (2) alerta de chuva forte a três estados: São Paulo, Santa Catarina e Paraná.

As chuvas poderão ser acompanhadas de descargas elétricas e a velocidade do vento poderá atingir 60 quilômetros por hora em alguns momentos, de acordo com a Sedec. Devido a áreas de instabilidade na Região Sul do país, elas poderão atingir áreas no sul, centro, leste e oeste de São Paulo; o litoral norte e o Vale do Itajaí, em Santa Catarina, e o leste e o norte do Paraná.

A orientação da Defesa Civil à população desses locais é que evite regiões de alagamento ou com risco de deslizamento de encostas, além de áreas sem proteção contra raios e ventos.

Os alertas preventivos emitidos nesta quarta-feira foram baseados em informações do Centro Nacional de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Desde o dia 1º de dezembro de 2007, a Defesa Civil em São Paulo realiza uma campanha preventiva nos municípios mais suscetíveis às chuvas.