A Estação da Luz, no centro da capital, será reaberta nesta quinta-feira, 31, de acordo com a Secretaria de Transportes Metropolitanos. Laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) da tarde desta quarta-feira, 30, constatou que, após as obras de escoramento, não há riscos aos passageiros. Cerca de 300 mil passageiros circulam diariamente pelo local.

A estação foi fechada depois de um incêndio de grandes proporções atingir a estação e o Museu da Língua Portuguesa, no mesmo complexo, na segunda-feira, 21.

Além da retirada dos entulhos, o IPT havia pedido uma série de intervenções para fortalecimento das estruturas abaladas da estação. Entre elas, o escoramento de uma das paredes que corria o risco de cair sobre as plataformas.

Segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), os passageiros utilizarão três plataformas e os acessos à estação serão realizados pela Avenida Cásper Líbero e pela calçada da Pinacoteca, na Praça da Luz.

Ainda de acordo com a CPTM, as alterações são necessárias por causa das obras de reparo do prédio do Museu. Os trens da Linha 11-Coral Expresso Leste vão fazer trajeto Luz-Guaianases e Brás-Guaianases, alternadamente. Já os trens da Linha 7-Rubi farão o trajeto Brás-Francisco Morato, passando pela Luz, para reforçar a oferta de lugares do trecho Brás-Luz.