O ex-presidente da República, Itamar Franco (sem partido), de 76 anos, foi internado na manhã deste sábado (29) no hospital Felício Rocho, região centro-sul de Belo Horizonte. A direção do hospital somente confirmou a informação e disse que Itamar "passa bem". O motivo da internação não foi divulgado a pedido do próprio ex-presidente. Ele estava acompanhado de seu médico particular, Thales Ramos, e de uma assessora, ambos de Juiz de Fora (MG).

Um assistente de Itamar disse que ele se internou para a realização de "exames de rotina". "É o check up anual dele", afirmou. Segundo ele, os exames estavam agendados e não foram feitos em Juiz de Fora – como de costume – porque Itamar precisava permanecer na capital mineira durante o fim de semana. A previsão, conforme o assistente, era que o ex-presidente deixasse o hospital neste sábado mesmo. "Ele é muito cuidadoso com a saúde".

Atualmente, Itamar ocupa o cargo de presidente do Conselho Administrativo do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG)e já descartou disputar a prefeitura de Belo Horizonte em 2008, como chegou a ser cogitado. Ele está sem partido desde que deixou o PMDB, no ano passado, após perder para o ex-governador Newton Cardoso a convenção que indicou o candidato ao Senado.