O governador do Rio, Sérgio Cabral Filho (PMDB), quer que o governo federal invista na implantação do trem de alta velocidade entre a capital fluminense e São Paulo como forma de descongestionar os aeroportos paulistas. O governo do Rio também vai sugerir que a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) pratique tarifas menores no Aeroporto Internacional Tom Jobim, que tem capacidade ociosa. O Estado já reduziu de 19% para 1% o ICMS para a aquisição de peças de reposição para aviões.

Para o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, o dinheiro que será investido na construção de um novo aeroporto em São Paulo pode ser melhor aplicado no transporte ferroviário. O trem pode ligar as duas capitais com tarifas menores do que as da ponte aérea, tempo de viagem pouco maior e sem as limitações das condições meteorológicas. O custo estimado da ligação ferroviária Rio-São Paulo é de US$ 9 bilhões (cerca de R$ 17 bilhões) e há investidores estrangeiros interessados no projeto.

A construção da ligação ferroviária, que ganharia um novo traçado em relação à malha antiga, tem duração prevista de sete anos. Segundo o secretário, em 2015 os 403 quilômetros que separam a Estação da Luz, em São Paulo, e a Central do Brasil, no Rio, poderiam ser completados em até 90 minutos a um custo de R$ 130 por passageiro. O trem, com velocidade de cerca de 300 Km/h, poderia partir a cada 15 minutos.

Estudo

Ontem, Cabral aprovou o estudo de viabilidade do trem-bala elaborado pela italiana Italplan numa reunião que também contou com a presença de representantes do BNDES. Segundo Lopes, a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef , pediu ao banco um estudo sobre o projeto em 180 dias para que a licitação possa ser realizada em janeiro de 2008.