Arquivo
aeroporto250607.jpg

Para o presidente da Infraero, o caos nos aeroportos, como no Afonso Pena, deve acabar.

O presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), brigadeiro José Carlos Pereira, disse que a expectativa é de que a situação seja normalizada nesta segunda-feira em todos os aeroportos do País. "Hoje, como se sabe, é o primeiro real teste do Plano Aéreo, que, pelo menos no fim de semana, funcionou", disse Pereira, que considerou que o quadro foi normal nas primeiras horas desta segunda.

"Olha, de zero hora até 6 horas, o índice de atrasos no País inteiro foi de apenas 4%, índice considerado absolutamente normal, mesmo com condições meteorológicas nem sempre muito boas", afirmou. "Desde a tarde da última sexta-feira, o sistema aéreo vem se recuperando. Inicialmente, foi lento, depois adquiriu velocidade e agora chegamos a um ponto de normalidade. Nós não vemos nenhuma perspectiva que indique problemas", assegurou.

José Carlos Pereira falou que, a partir de agora, deverá ocorrer uma série de ações visando a solução definitiva do problema. Uma delas será uma reunião dos setores envolvidos para redefinir os horários de vôos. "Superada essa fase, onde vivíamos uma situação de emergência grave, que foi absolutamente controlada, agora há de se fazer uma série de ações que resolvam de vez o problema. E isso já está sendo feito! Um plano já está sendo elaborado, a Anac está trabalhando seriamente nisso, o Ministério da Defesa terá reuniões com as empresas aéreas…", informou. "Então, eu acredito que, agora, nós teremos paz e tranqüilidade para tocar o que tem que ser feito e com velocidade. É isso o que importa, velocidade, não permitir mais que existam atrasos" – frisou.