Jovens entre 18 e 24 anos têm até o próximo dia 12 para se inscrever no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem). As inscrições, que terminariam na semana passada, foram prorrogadas. São oferecidas 76 mil vagas.

Criado em 2005, o programa tem o objetivo de aumentar a escolaridade e garantir a qualificação profissional de jovens que completaram a 4ª série, mas não concluíram a 8ª série, e não têm vínculo empregatício.

Durante doze meses, os alunos do programa têm aulas das disciplinas do ensino fundamental, língua inglesa e informática básica, além de qualificação profissional em nível de formação inicial. Eles desenvolvem também ações comunitárias.

A inscrição é feita apenas pela Central de Atendimento do ProJovem, no 0800 722 7777. Os alunos recebem um auxílio mensal de R$ 100, desde que cumpram 75% de freqüência às aulas e às atividades previstas.

No final do curso, os jovens passam por uma avaliação nacional e, se aprovados, recebem certificados de conclusão do ensino fundamental e de formação profissional inicial.