As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni) referentes ao primeiro semestre de 2008 estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (26). Criado em 2004 pelo Ministério da Educação (MEC), o programa oferece a estudantes brasileiros bolsas de estudos integrais e parciais, de 50%, em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica.

Segundo o MEC, no primeiro semestre deste ano, inscreveram-se cerca de 480 mil estudantes. Podem participar do programa estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2007 e tenham obtido no mínimo 45 pontos (média aritmética entre redação e conhecimentos gerais).

Os candidatos também devem ter cursado o ensino médio em escola pública ou, na condição de bolsista integral, na rede particular e comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 570) para a bolsa integral e de até três salários mínimos (R$ 1.140) para a integral.

As inscrições serão feitas somente pela internet, no site do ProUni, até às 21 horas de 14 de dezembro. A divulgação do resultado está prevista para o dia 19 do mês que vem.