São Paulo

(Das agências) – O horário eleitoral estréia nesta terça-feira no rádio e na TV sob o efeito de mais um abalo na campanha. Pesquisa do Ibope com 3 mil entrevistas revela que o candidato da Frente Trabalhista, Ciro Gomes (PPS), caiu 3 pontos percentuais. Seus eleitores se dividiram entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que subiu 1 ponto, e José Serra (PSDB), que avançou 2 pontos. Anthony Garotinho também caiu 1 ponto, que migrou para os indecisos.

Pesquisa feita pelo Ibope mostra a largada da propaganda na TV com Lula liderando as intenções de voto com 35%, Ciro com 24% e Serra com 14%. Os indecisos somam 11% e Garotinho 10%. O resultado da pesquisa foi confirmada o por três fontes da revista Época, mas não oficialmente pelo instituto. “Não comento especulação”, desconversa o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, quando perguntam sobre a origem do levantamento.

Esse movimento aumenta a importância dos primeiros três programas eleitorais na TV, entre a terça-feira e o sábado. Na primeira semana e na última o público presta atenção de verdade naquilo que os candidatos exibem no vídeo. Nos primeiros dias a propaganda política alcança picos de 40 pontos de audiência, o equivalente à média da novela das 8, Esperança, e pode produzir um impacto vigoroso na reta final. Ciro também está em queda em pesquisa divulgada ontem pelo Datafolha. Lula está com 37% das intenções de voto, dez pontos na frente de Ciro, que tem 27%, contra os 28% da pesquisa anterior. O crescimento de Lula foi de quatro pontos e ele dobrou a vantagem que tinha sobre Ciro, de cinco pontos na última pesquisa, para dez.

A pesquisa do Datafolha é comparada com a anterior do instituto, feita em 30 de julho. Naquela, José Serra tinha 16% e agora aparece com 13% empatado tecnicamente com Anthony Garotinho, que tem 12%. Zé Maria (PSTU) tem 1% das intenções de voto. 4% dos eleitores votariam em branco, nulo ou em nenhum candidato. Não sabem em quem votar 6% dos eleitores, segundo o Datafolha. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para cima e para baixo. A pesquisa, feita nos dias 15 e 16 de agosto, foi divulgada ontem. Foram ouvidos 4.916 eleitores em 263 cidades de todas as unidades da federação, segundo o Datafolha.

Na simulação de segundo turno entre Lula e Ciro estão empatados, contra projeção de vitória de quatro pontos de Ciro, na consulta anterior. A pesquisa Datafolha mostra que a principal variação na preferência dos eleitores ocorreu no Sul. Nessa região, Luiz Inácio Lula da Silva ganhou 11 pontos percentuais, passando de 31% para 42%, enquanto Ciro Gomes perdeu 14 pontos, caindo de 37% para 23%.