Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu nesta terça-feira (10) a liberação de R$ 1,04 bilhão nos próximos oito anos  para a Marinha concluir projeto de fabricação de motores de propulsão nuclear para submarinos. Serão liberados R$ 130 milhões por ano.

Lula admitiu que o projeto está atrasado. ?É verdade que este projeto esteve parado durante um determinado tempo, é verdade que no nosso primeiro mandato nós tivemos que dedicar os primeiros quatro anos para consertar o país?, disse.

?Se pudermos colocar um pouco mais [dinheiro], poderemos antecipar. Eu acho que agora nós temos condições de concluir esse projeto e o Brasil pode se dar ao luxo de ser um dos poucos países do mundo a dominar toda a tecnologia do ciclo de enriquecimento de urânio?, afirmou, após visitar Centro Experimental Aramar, em Iperó (SP).

Lula disse que o Brasil tem profissionais e tecnologia para desenvolver o setor nuclear.  ?Nós temos profissionais, gente competente e conhecimento. Agora, se estava faltando o dinheiro, não vai faltar mais porque nós vamos colocar o dinheiro necessário. Por que não sonhar grande e dizer que nós queremos chegar até a possibilidade de ter um submarino nuclear ??, disse.