Rio de Janeiro – O ministro dos Esportes, Orlando Silva, disse nesta terça-feira (7) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não deve participar da abertura dos Jogos Parapan-Americanos, mas irá ao evento durante as competições. Os jogos começam no próximo domingo (12) e vão até o dia 19. Lula participou da abertura dos Jogos Pan-Americanos, no mês passado. Durante o evento, ele foi vaiado e não abriu oficialmente a competição, como estava planejado.

?O presidente tem uma agenda muita forte esta semana na América Central e no México, o que dificulta a participação dele na cerimônia de abertura dos Jogos Parapan-Americanos", afirmou Orlando Silva, durante entrevista coletiva. "Mas ele virá aos jogos até porque é um grande apoiador do paradesporto. Será identificado o melhor momento para que ele encontre a delegação e conheça as instalações.?

A abertura dos Jogos Parapan-Americanos será na arena multiuso, na Barra da Tijuca. Está prevista a participação de 1,3 mil atletas de 25 países. Eles vão disputar 10 modalidades esportivas. Esta é a primeira vez que os jogos são realizados no mesmo país que sediou os Jogos Pan-Americanos.

Para o ministro dos esportes, os Jogos Parapan-Americanos podem ajudar a candidatura brasileira às olimpíadas de 2016 e também incentivar os portadores com deficiência a superar dificuldades. O Instituto Muito Especial calcula, com base em dados do IBGE, que 14,5% da população brasileira possui algum tipo de deficiência.