Em ano de campanha eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou ontem uma cerimônia no Palácio do Planalto para garantir que seu governo está ampliando os investimentos em infra-estrutura. Durante o discurso na cerimônia de lançamento da ferrovia Litorânea sul, no Palácio do Planalto, Lula disse que há ?confiança no País?, a economia brasileira vive ?um momento auspicioso? e o Brasil novo ?já está em construção?.

Apesar de dizer que não queria fazer críticas a ninguém, o presidente afirmou que ?o Brasil não se preparou adequadamente para o crescimento econômico?. ?Por isso nossas estradas ficaram abandonadas tanto tempo, por isso é que se construiu poucos metros de ferrovias nos últimos anos, por isso nossos portos estavam obsoletos e por isso muita coisa não aconteceu no Brasil?, ressaltou.

No entanto, disse o presidente, o País estaria mudando e o investimento em infra-estrutura, crescendo. Lula destacou não apenas as ferrovias – segundo ele, uma ampliação, em três anos, de 70% do que havia sido construído nos 18 anos anteriores – mas a provável auto-suficiência em petróleo, que poderá vir em março e o aumento dos investimentos em energia. O governo até já prepara uma enorme campanha publicitária para o momento em que o Brasil conseguir a auto-suficiência.