Acompanhado de uma comitiva de empresários, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realiza visita de Estado aos Países Baixos nos dias 11 e 12 para estreitar relações bilaterais.

A expectativa é de que sejam fechados acordos de cooperação em áreas como portos, transporte marítimo e logística, educação superior e profissional superior, bioenergia e biocombustíveis, patrimônio cultural e no âmbito do programa Parceira em Águas. As informações são do porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach.

Em Haia, Holanda, o presidente fará um pronunciamento em simpósio sobre temas globais, onde abordará o papel do Brasil no cenário internacional. Também participa da cerimônia de encerramento do Seminário Empresarial Brasil-Países Baixos, onde serão feitas exposições sobre o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Já foi confirmada a participação de 85 empresários brasileiros no evento.

Um dos temas de interesse de negociação com a Holanda são os biocombustíveis, de acordo com Baumbach. Segundo ele, o presidente irá levar a mensagem de que os biocombustíveis são não apenas uma oportunidade para muitos países se desenvolverem social e economicamente, como também são uma alternativa mais limpa e que provoca menor dano ao meio ambiente.

Os Países Baixos são um conjunto de 12 províncias situadas no Noroeste de Europa. Além de Haia, o presidente irá visitar Amsterdã e ainda irá a Praga, na República Checa.