Brasília – O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizou nesta segunda-feira (25) a nomeação de 584 candidatos aprovados no concurso público da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Portaria 185, que autoriza a nomeação, foi publicada no Diário Oficial da União.

Foram aprovados no concurso público da Anac 307 especialistas em regulação de aviação civil e 102 analistas administrativos, além de 131 técnicos em regulação de aviação civil e 44 técnicos administrativos. Os dois últimos cargos são de nível médio.

De acordo com a assessoria da Anac, os novos empregados não atuarão diretamente no controle do tráfego aéreo, já que essa é uma atribuição do Comando da Aeronáutica.  No entanto, irão trabalhar na fiscalização e regulação das atividades relacionadas à aviação civil.

Uma das funções da Anac é realizar fiscalizações periódicas e auditorias nas empresas aéreas para evitar, por exemplo, a prática de overbooking. No final do ano passado – após o caos registrado nos aeroportos na semana do Natal -, a agência verificou o processo de reservas e vendas de passagem das companhias aéreas para tentar descobrir os motivos dos atrasos e cancelamentos dos vôos.