O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ), ofereceu denúncia, hoje, contra quatro traficantes envolvidos na tentativa de invasão do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, em 2009, e na morte de três policiais. Foi pedida a prisão preventiva dos quatro acusados.

Fabiano Atanásio da Silva, conhecido como FB, Leandro Domingos Berçot, o Lacoste, Luiz Carlos Santino da Rocha o Playboy e Magno Fernando Soeiro Tatagiba de Souza, o Magno da Mangueira, foram denunciados por triplo homicídio qualificado, seis tentativas de homicídio qualificado e associação armada para o tráfico de drogas. Um quinto suspeito, Michel Carmo de Carvalho, morreu antes do fim das investigações.

Liderados por “FB”, o grupo de traficantes invadiu, na madrugada do dia 17 de outubro de 2009, a comunidade do Morro dos Macacos através de acessos existentes no Complexo do Morro do São João.

O objetivo era tomar os pontos de venda de drogas dominados por uma facção criminosa rival. Houve troca de tiros, e a Polícia Militar interveio para acabar com o confronto.

Os criminosos abateram um Helicóptero da Polícia Militar e, na queda, três PMs morreram. O MPRJ requereu também a continuidade das investigações sobre a participação de outros 22 suspeitos no episódio.