Quatro pessoas morreram e 73 ficaram feridas nos 226 acidentes registrados nas rodovias federais do Rio de Janeiro durante o feriado prolongado da Independência, entre 0h de sexta-feira e 24 horas de terça-feira. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, houve redução em todos os índices, quando comparados com o feriado do ano passado, que registrou 238 acidentes, com 99 feridos e nove mortes, entre os dias 4 e 8 de setembro de 2009. O número de mortos teve a maior queda: 56%.

Ainda segundo a polícia, os pontos considerados críticos receberam fiscalização intensificada. Contudo, a concentração de veículos na saída do feriado associada às chuvas que ocorreram no período, criaram um cenário de risco para os motoristas. O retorno foi mais tranquilo, com o fluxo distribuído nos últimos dois dias.

Ao menos 6.232 veículos foram fiscalizados, 2.741 infrações registradas, 63 veículos foram retidos e 23 carteiras de habilitação recolhidas nas ações do feriadão. No ano passado, foram fiscalizados quase 6 mil veículos e 3 mil foram multados.