Uma onça parda, também conhecida como sussuarana, assustou, nesta segunda-feira (31), os moradores do residencial Lago Azul, um condomínio de luxo de Araçoiaba da Serra, na região de Sorocaba. O felino foi visto rondando uma casa e os moradores avisaram o serviço de vigilância. A Polícia Ambiental pediu ajuda a biólogos do zoológico de Sorocaba para capturar o animal. É o segundo exemplar da mesma espécie capturado em área residencial esta semana no interior do Estado.

Assustada, a sussuarana escalou uma árvore e se refugiou na copa. Dardos com tranquilizantes foram disparados para sedar o animal. Levado para o zoológico, o felino, uma fêmea, foi examinado e recebeu um chip sob a pele. De acordo com o veterinário Adauto Veloso Nunes, diretor do zoo, o equipamento vai permitir que o animal seja rastreado.

Foram colhidas amostras de sangue para identificação e estudo genético do espécime. A onça foi solta ontem mesmo, numa área de matas da Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó. Na segunda-feira, uma sussuarana apareceu num condomínio de Vinhedo, região de Campinas, e foi levada para a Serra do Japi.

De acordo com Nunes, em razão do desmatamento, a sussuarana pode ter fugido do local onde estava em busca de novo habitat. A espécie está ameaçada de extinção, de acordo com a lista oficial do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que a considera criticamente em perigo por conta da destruição de habitat, caça, populações pequenas, isoladas e em declínio.